sábado, 16 de maio de 2009

Rio: lugar de Turismo Cosmopolita

As cores do outono no Rio de Janeiro: da capital a Búzios e Petrópolis, nosso Estado vizinho é pródigo em atrações



O calor, claro, continua lá, mas de uma forma mais amena. Dá para aproveitar bem a praia, mas sem aquela impressão de que nem o mais poderoso ar-condicionado dá jeito na sensação de que se está derretendo. O outono é uma das melhores estações para se visitar a cidade do Rio de Janeiro. Não apenas a capital: todo o Estado do Rio fica bastante agradável nesse período. São tantas opções de passeios que não é fácil definir aonde ir. Pode ser á Cidade Maravilhosa; ou então a Petrópolis, a cidade da família imperial; ou então a Búzios, a "Pérola do Atlântico".

Na sua viagem à cidade do Rio, você certamente irá encontrar muitos estrangeiros. A razão: já se sabe, no exterior, que, nesta época, o sol brilha bastante no Rio, mas o calor não é tão intenso. Além disso, trata-se de uma época em que se encontram mais vagas em hotéis, que oferecem tarifas mais convidadtivas. Sem falar que praticamente não chove no outono - garantia de passeios ao ar livre, como às tradicionais atrações cariocas: o Pão de Açúcar, Corcovado, Gávea, as praias...

O bairro de Santa Tereza tem como uma de suas principais atrações o tradicional bonde amarelinho, que sai do centro da cidade, passa sob os centenários Arcos da Lapa e segue a rota do tempo no sobe-e-desce das ladeiras do boêmio e charmoso bairro de Santa Teresa. O valor pa passagem? Apenas R$1.

Patricia Cassese/ Arquivo HD
O acesso ao Cristo Redentor pode ser feito em escadas rolantes
Quer algo mais sofisticado? Ipanema é o endereço certo. Aquela Ipanema, da célebre canção de Vinícius, da garota que virava cabeças e mentes, ainda existe, com suas musas malhadas e patricinhas descoladas. Mas o bairro também é reduto da sofisticação, dos bons restaurantes, dos bons bares e da ótima vida noturna.
Durante o dia, praia, compras, caminhadas pelo calçadão, almoço e lanche leves nos bares e botequins. À noite, quase a mesma coisa, com exceção da comida: o carioca adora fazer sua caminhada ou sua corrida à noite, pela orla, parando ao final para uma providencial água de coco. Os ciclistas têm seu espaço, mas atenção às regras da ciclovia, para não ser atropelado ou derrubar alguém.
Passando o Forte de Copacabana, você chega ao bairro de mesmo nome, que já foi o mais famoso da cidade e hoje, embora não tenha a mesma exuberância dos anos 50 e 60, continua sendo uma referência quando o assunto é hotelaria, gastronomia e paisagens. A Avenida Atlântica, com seus 4,15 quilômetros de extensão, tem a mundialmente famosa calçada em pedras portuguesas brancas e pretas, formando um mosaico que, quando visto do alto, é único no mundo.
Erick Barros Pinto/ RC&V

Não há como negar: o Rio é mesmo maravilhoso. Uma paisagem deslumbrante emoldura uma cidade cosmopolita, com muitas opções de lazer e de cultura

Petrópolis e Búzios: por Serra e Mar

Fora do Rio, há muitas opções de destinos para o turista. Petinho da capital, na serra, tem o trio Petrópolis, Itaipava e Teresópolis, com seu clima frio (e faz frio mesmo, apesar de toda a proximidade da cidade do Rio).

Clima ameno, belíssimas paisagens naturais e ótima gastronomia - são as características comuns a essas três cidades, que contam também com algumas das pousadas e hotéis mais charmosos do país.

Prefeitura de Petrópolis

Palácio de Cristal (de 1884), em Petrópolis: relíquia do império



Agora vamos para Búzios, no litoral norte fluminense, na chamada Região dos Lagos. é um dos mais charmosos recantos do país, com excepcionais restaurantes, muitas lojas, vida noturna divertida e praias paradisíacas.

Prefeitura de Búzios

Com um litoral entrecortado, cheio de pequenos tesouros escondidos, Búzios é encantadora, tanto no verão quanto na estação fria


Pérola Búzios Design Hotel/ Divulgação

Búzios tem pousadas e hotéis bem sofisticados, como a Pérola

Fonte: Jornal HOJE EM DIA, caderno de TURISMO de quinta-feira 16/04/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário