sábado, 16 de maio de 2009

São Paulo rodeada pelo Turismo de Natureza

Área verde convida a caminhada em trilha de cachoeiras


A cidade de São Paulo dá acesso a uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo: o parque estadual da Cantareira. Acessível de ônibus a partir da estação Tucuruvi do Metrô, a área é uma amostra da vegetação que um dia já tomou conta da cidade.




Em todo o núcleo Engordador, composto por três trilhas - incluindo a da Cachoeira.

É bom estar preparado para caminhar. A trilha da Cachoeira é classificada pelo governo de SP como de dificuldade média. A trilha é razoavelmente aberta e com boa manutenção; nada de mata fechada. Apenas em alguns trechos posteriores o caminho é mais estreito, seguindo ao longo de riachos ou sobre pequenas colinas.

É recomendável ir o mais cedo possível para evitar excesso de sol ou da chuva que não raramente ocorre à tarde.


Rafael Hupsel/ Folha Imagem
A casa das Bombas, uma das paradas da trilha da Cachoeira, guarda o maquinário que bombeava água da represa para a cidade



Para se previnir, embrulhe os objetos que não podem ser molhados em sacos plásticos e leve capa de chuva. Não se esqueça do filtro solar.


Segurança

Segundo a administração do parque, nos útimos dez anos não foram relatados confusões ou problemas graves ali. Segundo a 3ª Companhia de 43º batalhão da PM, dificilmente há ocorrências de furtos e roubos no local. Mesmo assim, valem as dicas de sempre avisar amigos e parentes quando sair para áreas afastadas e evitar regiões de mata não sinalizadas.

Nome da serra vem de cântaro, objeto para carregar água

O nome Cantareira vem de "cântaro", objeto para carregar água usado pelos antigos tropeiros que conduziam gado e cavalos na época do Brasil colonial. Como havia muitas nascentes e córregos na região, o nome foi dado por comparação a um local em que se pode guardar muita água, como uma prateleira guardadora de cântaros, uma "cantareira".

Rafael Hupsel/ Folha Imagem

Visitantes nos arredores da casa das Bombas, no núcleo Engordador, que tem três trilhas


A trilha da Cachoeira, fazendo jus ao nome, tem três pequenas cachoeiras, além de alguns riachos. A entrada é permitida. Por isso, para aproveitar ao máximo o passeio, leve roupa de banho, toalha e chinelos.

Quem gosta de mais sossego deve ir à cachoeira do Engordador, mais vazia.

Rafael Hupsel/ Folha Imagem


Visitantes se refrescam em uma das cachoeiras da Cantareira

Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, caderno de TURISMO de quinta-feira 16/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário