sábado, 16 de maio de 2009

São Paulo rodeada pelo Turismo de Natureza

Área verde convida a caminhada em trilha de cachoeiras


A cidade de São Paulo dá acesso a uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo: o parque estadual da Cantareira. Acessível de ônibus a partir da estação Tucuruvi do Metrô, a área é uma amostra da vegetação que um dia já tomou conta da cidade.




Em todo o núcleo Engordador, composto por três trilhas - incluindo a da Cachoeira.

É bom estar preparado para caminhar. A trilha da Cachoeira é classificada pelo governo de SP como de dificuldade média. A trilha é razoavelmente aberta e com boa manutenção; nada de mata fechada. Apenas em alguns trechos posteriores o caminho é mais estreito, seguindo ao longo de riachos ou sobre pequenas colinas.

É recomendável ir o mais cedo possível para evitar excesso de sol ou da chuva que não raramente ocorre à tarde.


Rafael Hupsel/ Folha Imagem
A casa das Bombas, uma das paradas da trilha da Cachoeira, guarda o maquinário que bombeava água da represa para a cidade



Para se previnir, embrulhe os objetos que não podem ser molhados em sacos plásticos e leve capa de chuva. Não se esqueça do filtro solar.


Segurança

Segundo a administração do parque, nos útimos dez anos não foram relatados confusões ou problemas graves ali. Segundo a 3ª Companhia de 43º batalhão da PM, dificilmente há ocorrências de furtos e roubos no local. Mesmo assim, valem as dicas de sempre avisar amigos e parentes quando sair para áreas afastadas e evitar regiões de mata não sinalizadas.

Nome da serra vem de cântaro, objeto para carregar água

O nome Cantareira vem de "cântaro", objeto para carregar água usado pelos antigos tropeiros que conduziam gado e cavalos na época do Brasil colonial. Como havia muitas nascentes e córregos na região, o nome foi dado por comparação a um local em que se pode guardar muita água, como uma prateleira guardadora de cântaros, uma "cantareira".

Rafael Hupsel/ Folha Imagem

Visitantes nos arredores da casa das Bombas, no núcleo Engordador, que tem três trilhas


A trilha da Cachoeira, fazendo jus ao nome, tem três pequenas cachoeiras, além de alguns riachos. A entrada é permitida. Por isso, para aproveitar ao máximo o passeio, leve roupa de banho, toalha e chinelos.

Quem gosta de mais sossego deve ir à cachoeira do Engordador, mais vazia.

Rafael Hupsel/ Folha Imagem


Visitantes se refrescam em uma das cachoeiras da Cantareira

Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, caderno de TURISMO de quinta-feira 16/04/2009

Rio: lugar de Turismo Cosmopolita

As cores do outono no Rio de Janeiro: da capital a Búzios e Petrópolis, nosso Estado vizinho é pródigo em atrações



O calor, claro, continua lá, mas de uma forma mais amena. Dá para aproveitar bem a praia, mas sem aquela impressão de que nem o mais poderoso ar-condicionado dá jeito na sensação de que se está derretendo. O outono é uma das melhores estações para se visitar a cidade do Rio de Janeiro. Não apenas a capital: todo o Estado do Rio fica bastante agradável nesse período. São tantas opções de passeios que não é fácil definir aonde ir. Pode ser á Cidade Maravilhosa; ou então a Petrópolis, a cidade da família imperial; ou então a Búzios, a "Pérola do Atlântico".

Na sua viagem à cidade do Rio, você certamente irá encontrar muitos estrangeiros. A razão: já se sabe, no exterior, que, nesta época, o sol brilha bastante no Rio, mas o calor não é tão intenso. Além disso, trata-se de uma época em que se encontram mais vagas em hotéis, que oferecem tarifas mais convidadtivas. Sem falar que praticamente não chove no outono - garantia de passeios ao ar livre, como às tradicionais atrações cariocas: o Pão de Açúcar, Corcovado, Gávea, as praias...

O bairro de Santa Tereza tem como uma de suas principais atrações o tradicional bonde amarelinho, que sai do centro da cidade, passa sob os centenários Arcos da Lapa e segue a rota do tempo no sobe-e-desce das ladeiras do boêmio e charmoso bairro de Santa Teresa. O valor pa passagem? Apenas R$1.

Patricia Cassese/ Arquivo HD
O acesso ao Cristo Redentor pode ser feito em escadas rolantes
Quer algo mais sofisticado? Ipanema é o endereço certo. Aquela Ipanema, da célebre canção de Vinícius, da garota que virava cabeças e mentes, ainda existe, com suas musas malhadas e patricinhas descoladas. Mas o bairro também é reduto da sofisticação, dos bons restaurantes, dos bons bares e da ótima vida noturna.
Durante o dia, praia, compras, caminhadas pelo calçadão, almoço e lanche leves nos bares e botequins. À noite, quase a mesma coisa, com exceção da comida: o carioca adora fazer sua caminhada ou sua corrida à noite, pela orla, parando ao final para uma providencial água de coco. Os ciclistas têm seu espaço, mas atenção às regras da ciclovia, para não ser atropelado ou derrubar alguém.
Passando o Forte de Copacabana, você chega ao bairro de mesmo nome, que já foi o mais famoso da cidade e hoje, embora não tenha a mesma exuberância dos anos 50 e 60, continua sendo uma referência quando o assunto é hotelaria, gastronomia e paisagens. A Avenida Atlântica, com seus 4,15 quilômetros de extensão, tem a mundialmente famosa calçada em pedras portuguesas brancas e pretas, formando um mosaico que, quando visto do alto, é único no mundo.
Erick Barros Pinto/ RC&V

Não há como negar: o Rio é mesmo maravilhoso. Uma paisagem deslumbrante emoldura uma cidade cosmopolita, com muitas opções de lazer e de cultura

Petrópolis e Búzios: por Serra e Mar

Fora do Rio, há muitas opções de destinos para o turista. Petinho da capital, na serra, tem o trio Petrópolis, Itaipava e Teresópolis, com seu clima frio (e faz frio mesmo, apesar de toda a proximidade da cidade do Rio).

Clima ameno, belíssimas paisagens naturais e ótima gastronomia - são as características comuns a essas três cidades, que contam também com algumas das pousadas e hotéis mais charmosos do país.

Prefeitura de Petrópolis

Palácio de Cristal (de 1884), em Petrópolis: relíquia do império



Agora vamos para Búzios, no litoral norte fluminense, na chamada Região dos Lagos. é um dos mais charmosos recantos do país, com excepcionais restaurantes, muitas lojas, vida noturna divertida e praias paradisíacas.

Prefeitura de Búzios

Com um litoral entrecortado, cheio de pequenos tesouros escondidos, Búzios é encantadora, tanto no verão quanto na estação fria


Pérola Búzios Design Hotel/ Divulgação

Búzios tem pousadas e hotéis bem sofisticados, como a Pérola

Fonte: Jornal HOJE EM DIA, caderno de TURISMO de quinta-feira 16/04/2009



domingo, 10 de maio de 2009

Turismo Religioso

Caminhadas pela : forte devoção move participantes de roteiros a pé feitos em cidades mineiras e capixabas.


Ipoema, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, é um pequeno distrito de Itabira que cultiva grandes tradições e, como a maioria das cidades do interior, tem uma grande religiosidade. Participantes da Festa de Santa Cruz, fazem uma caminhada de 14 quilômetros, da Igreja Nossa Senhora da Conceição e chegando à localidade de Morro Redondo, onde fica a Capela do Senhoro do Bonfim. No dia anterior, moradores e visitantes fazem oficinas de cruzes no Museu do Tropeiro e nas pousadas da cidade.

Durante o percurso, os caminhantes carregam um cajado com uma cruz pendurada.[...] Antes da caminhada, os cajados e as cruzes são abençoados. Para Eleni Cássia Vieira, diretora do Museu do Tropeiro "levar as cruzes não significa fortalecer o sofrimento, mas aproveitar o momento para a libertação dos males e conflitos que porventura nos aflingem. A idéia é de renovação, da busca do homem novo."

Nhá Chica e Anchieta

Outra peregrinação, um dos maiores eventos religiosos da região, acontece no Circuito das Águas mineiro, [...], envolvento quatro municípios. A Peregrinação de Nhá Chica sai de São Lourenço e percorre 33 quilômetros de vales e montanhas, atravessando pela Estrada Real as zonas rurais de São Lourenço, Soledade, Caxambu e Baependi, até o santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde está enterrada Nhá Chica.

Quem é adepto de caminhadas religiosas deve anotar também os Passos de Anchieta. O roteiro revive a trilha histórica delineada pelo beato José de Anchieta durante os 10 últimos anos de sua vida. A cominhada margeia o litoral capixaba seguindo de Vitória (ES) até Anchieta (es), em um percurso de 100 quilômetros.

Roneijober Andrade/ Divulgação

Capela de Nosso Senhor do Bonfim, em Morro Redondo (MG), é o ponto final da peregrinação
Fonte: Jornal ESTADO DE MINAS, caderno de TURISMO de terça-feira, 28/04/2009