terça-feira, 7 de abril de 2009

Pausa para Conceitos e Explicações

Viajantes, excursionistas, turistas... Muitos são aqueles que viajam na atualidade e inúmeros são os sentidos e significados de seus deslocamentos. O certo é que, ao viajar, rompe-se com a ancoragem em um ponto do espaço para se fixar em algum outro ponto. Transcende-se a fronteira para se atingir os domínios do estrangeiro e estabelecer relações com novas culturas. Quando pensamos em fronteira e turismo, falamos das relações que envolvem grupos sociais, condições históricas, crenças religiosas, gastronomia, etc. Enfim, todos os fenômenos que resultam das implicações da globalização.

Os meios de comunicação vêm contribuindo substancialmente na divulgação dos mais variados e inusitados destinos turísticos, que anteriormente desconhecidos foram transformados em pólos de visitação turística a partir da projeção nos meios de comunicação, sob forma de reportagens, filmes, minisséries e novelas.

Percebendo essa relação entre turismo, comunicação e cultura o objeto deste blog pretende abranger as diversas modalidades de turismo que envolve as diversas culturas do mundo.
Antes, porém, é de suma importância inserir, você visitante, no contexto conceitual a respeito das modalidades de turismo.

As modalidades de turismo correspondem às diversas formas de se fazer o turismo. Elas existem por virtude dos valores inerentes a maneira de ser do turista que ao possuírem motivações distintas ocasiona formas distintas de praticar o turismo. As modalidades turísticas são: Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de Hotelaria e Fazenda, Agroturismo, Turismo Religioso, Turismo Místico, Turismo Artístico, Turismo Científico, Turismo de Estudo, Turismo Gastronômico, Turismo de Saúde, Turismo Arqueológico, Turismo Étnico, Turismo de Aventura e Turismo Recreativo e de Entretenimento.

Portanto, ao viajar por esse blog, além de se encantar com o nosso maravilhoso planeta através das modalidades turísticas, você visitante entrará em sintonia com as diversas culturas e as formas de se comunicar do mundo.

Administradores
Bárbara, Carina, Janille e Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário