sábado, 6 de junho de 2009

Monte Verde: o Turismo rodeado pela Serra da Mantiqueira

O discreto charme da "Suíça Mineira"


A vila, rodeada pela Serra da Mantiqueira, é o cenário ideal para quem quiser aproveitar as baixas temperaturas e se aquecer em uma caminhada matinal pelas trilhas da região, andar de quadriciclo, saborear um fondue, tomar um chocolate quente, degustar um prato a base de truta, descansar ou namorar ao pé da lareira.

Distrito da cidade mineira de Camamducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no Inverno, quando as temperaturas ficam em torno do 5°C, Monte Verde conta com uma excelente infra-estrutura hoteleira - cerca de 150 hotéis e pousadas - restaurantes que servem desde a mais tradiconal cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do Inverno, um centro comercial movimentado, atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas e uma pista de patinação ecológica. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 metros de altitude.

Romântica por natureza. Não é exagero de guia turístico: realmente parece um pedacinho da Europa encravado no Sul de Minas. Mas é uma "Europa" mais discreta, mais simples, sem aquela sofisticação da paulista Campos do Jordão - que por sinal, está ali perto - e, nem da gauchá Gramado, menos acessível por conta da distância.

Casas em estilo alpino, restaurantes servindo fondue, massas e vinhos, charmosos cafés, montanhas ao redor e muito frio à noite. Monte Verde encanta justamente por parecer estar sempre no Inverno.

Para quem gosta de boa comida, Monte Verde é um prato cheio!!! Cozinha mineira, alemã, criação de trutas, doces e chocolates maravilhosos.


Divulgação/ Turismo de Monte Verde e Paulo Leonardo
Paisagem sem igual: a pequena Monte Verde, Distrito de Camanducaia, é também conhecida como a "Suiça mineira" por causa do clima e de sua arquitetura que lembra a região européia

Gustavo Arrais

Os cafés de Monte Verde ficam bastante animados com a queda da temperatura

DivulgaçãoLadeado por hortênsias, o Caminho das Bruxas parece encantado com as cores que ostenta

Fonte: Jornal HOJE EM DIA, caderno de TURISMO de 04/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário