sábado, 6 de junho de 2009

Turismo de Encher os Olhos

Um mergulho na magia do Cipó




Clarissa Carvalhães


Caminhos e Paisagens de tirar o fôlego

As atrações são tantas que um final de semana é pouco para conhecer a Serra do Cipó. São pouco mais de 7 horas e o sol já deixa claro que muitas belezas da Serra do Cipó ainda não foram desvendadas. Na região de Santana do Riacho são mais de 30 cachoeiras, so nã Serra estão dez delas.

O primeiro passo, portanto, é escolher bem quais atrações voc~e vai querer visitar. Existem as de difícil e as de fácil acesso, todas igualmente lindas, mas com paisagens completamente diferentes. Na Cachoeira da Farofa a caminhada é tranquila. São 14 quilômetros (ida e volta) para se chegar até a queda d'água. Durante todo o percurso é possível encontar espécies típicas da fauna e flora da região. E embora a caminhada não seja exaustiva e o sal não "castigue" como no verão, não deixe de levar a boa e velha garrafinha d´água e o indispensável protetor solar.

Outra atração (imperdível) e que fica ao lado da Serra do Cipó é a Lapinha. Com povoado simples e acolhedor a região tem uma paisagem de tirar o fôlego - em todos os sentidos. Deslumbrante e ofegante. A primeira vista, parece fácil subir o Pico do Breu e todas aquelas "pedrinhas". Mas para os aventureiros de primeira viagem é preciso não ter medo de altura, manter o equilíbrio e acreditar que a vista lá de cima vale a pena. Mas em todo o caminho se avista paisagens tão preciosas, que por mais alto que seja o pico, a cada parada se vê algo diferente. Águas com tonalidades alaranjadas e azuis, pequenas árvores que parecem centenárias e areias tão brancas qua mais parecem neve. Depois de tanto sobe e desce, o bom mesmo é correr para a centenária Venda do Zeca para comer um bolinho de feijão com pimenta e perceber que ali mora um pedaço de Minas - que morreu em outros lugares há muito tempo. Ne Venda do falecido Zeca, que hoje é mantida por seus filhos, se encontra de tudo: de cueca à cantor sertanejo que entoa qualquer canção para vender galinha. Tem anil, filme para máquina e até correntes que esquecem qualquer competição para tomar cerveja.



Thiago Braga

No caminho da Lapinha, próximo à Cachoeira Paraíso, a surpreendente paisagem de areia branca no meio da mata

Thiago BragaPara os que tem fôlego, uma das vistas do Pico do Breu

Thiago BragaMarcos Nogueira, um dos herdeiros do Zeca, mantém a originalidade da venda centenária

Fonte: Jornal HOJE EM DIA, caderno de TURISMO de 04/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário